Biblioroll : o aparelho que visa alterar de forma radical a forma de consultar livros de uma biblioteca.
segunda-feira, setembro 11, 2006
“Cientistas da Universidade Keio, umasdas mais prestigiadas do Japão, apresentaram o primeiro protótipo funcional do seu BiblioRoll, um equipamento portátil cujo objectivo é alterar completamente a forma como se consulta uma biblioteca.
Em vez de nos dirigirmos a uma estante, verificarmos os títulos que nos interessam, levá-los para uma mesa e, só então, folheá-los um a um, com o BiblioRoll poderá ser possível fazer tudo isto sem se colocar a mão num só livro.
O equipamento portátil consiste em três pequenas telas de cristal líquido, dispostas em partes independentes de um cilindro transparente. As secções relativas a cada uma das telas podem ser giradas de forma independente.
Ao girar a primeira secção, o utilizador vê os livros tal como os veria numa estante. Quando encontra um livro que lhe interessa, basta deixá-lo no centro da secção - marcado por uma pequena barra vermelha - para que o seu conteúdo possa ser visualizado na tela da secção intermediária. Girar esta secção equivale a folhear as páginas do livro, sendo possível ler seu conteúdo.
Finalmente, a secção inferior pode ser utilizada para fazer anotações, gravar partes do texto e estabelecer hiperligações entre os diversos livros consultados.
O equipamento é totalmente funcional mas, por enquanto, opera apenas com os livros de uma prateleira, montada especialmente para essa experiência. Para que esse tipo de dispositivo possa permitir aos leitores uma nova experiência de leitura, as bibliotecas têm que ser adaptadas e ter o seu conteúdo disponibilizado no formato adequado.”
Só os japoneses é que iam inventar um aparelho assim.